terça-feira, 21 de abril de 2015

Estudantes da escola Dom Pedro II participam de atividade de educação ambiental


A poucos metros da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro II, de Erechim, o Rio Tigre segue seu curso sobre uma estrutura de concreto, construída há aproximadamente 20 anos. Castigado pelo lixo depositado no local, o trecho passou a ser chamado de “sangão” e atrai a atenção de quem passa pelo local diariamente. Mas como é logo adiante? Para onde vão estes resíduos? Determinados a buscar respostas para estas questões, alunos da escola localizada no bairro Progresso participaram de uma atividade de campo promovida pelo Projeto Rio Tigre, na última quinta-feira (15).
No trecho em que o rio passa pela propriedade da família Bianchi, às margens da RS 477, os estudantes puderam observar os inúmeros danos causados pela ação humana: pontos de assoreamento, resíduos de podas, roupas, eletrodomésticos e tantos outros objetos nocivos ao meio ambiente.
Para a estudante Eduarda Barroso Alves Borges, o que mais chamou a atenção foi o lixo preso às árvores. “O rio é nosso e precisamos fazer alguma coisa para conscientizar a população”, disse. O colega Cristian Fragoso Brasil, acredita que conhecer a realidade do rio e chamar a atenção do município para a situação já são formas de contribuir para a recuperação do recurso hídrico. “Estou fazendo a minha parte. Me comprometi a ajudar, porque afinal a água é nossa”, reforçou.
Nas atividades de campo, os participantes recebem diversas informações sobre a gestão compartilhada da água e do lixo e em algumas ocasiões a ação resulta em debates e trabalhos avaliativos dentro de sala de aula. Para a coordenadora pedagógica Vera Sandra Benits a partir da atividade, os estudantes passam a ter novas atitudes relacionadas às questões ambientais. “Aprendemos que ajudar a natureza faz bem para o planeta”, complementou o aluno Bruno Kaczanovski Ferreira.
Esta não é a primeira atividade promovida pelo Projeto Rio Tigre, da qual a escola Dom Pedro participa. Em 2014, professores da instituição de ensino realizaram o curso em Gestão e Educação Ambiental, que resultou no Projeto “Papel: com suas várias vidas”, executado pelas professoras Maria Elisa Simgame, Neiva Maria Buchkoski e Vera Benits. Nele, o objetivo foi trabalhar juntamente com a comunidade escolar o uso consciente do papel. Para tanto, uma campanha de separação do material foi realizada e posteriormente foram buscadas formas corretas e eficientes de destinação.
Além do curso, a escola também participou da escolha do nome do mascote do Projeto Rio Tigre. Durante as visitas, os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos puderam conhecer o Projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e receberam brindes como réguas, chaveiros e o próprio mascote – o Aguito.