terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Eloverde entrega kit do Projeto Rio Tigre à Alessandra Ambrósio



Um kit de brindes do Projeto Rio Tigre, realizado pela Eloverde, foi entregue à Alessandra Ambrósio, na noite de terça-feira (23). A ação ocorreu durante homenagem prestada pela Câmara de Vereadores à top model natural de Erechim. Por meio de proposição da vereadora Eni Scandolara, Alessandra recebeu o Troféu Castelinho, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo.
Com a entrega dos materiais, a Eloverde pretende apresentar à Alessandra Ambrósio o trabalho desenvolvido pelo Projeto Rio Tigre no município.
Sobre o Projeto

O Projeto busca estimular, envolver e criar ações proativas para a contenção social do lixo nas comunidades do entorno do rio. Diversas atividades, como cursos para professores, oficinas de educação ambiental com limpeza do rio, instalação e monitoramento de redes, palestras e teatros foram realizados em 2014 e terão continuidade no próximo ano.
Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Rio Tigre já conseguiu sensibilizar centenas de pessoas que participam de forma voluntária das atividades promovidas pela Eloverde. Embora a problemática do lixo persista, já é possível perceber uma expressiva redução no volume de resíduos depositados em quatro pontos considerados críticos. A equipe técnica trabalha agora para fortalecer ainda mais as ações e garantir grandes resultados em 2015. 

Enxurrada de lixo toma conta de rede no Rio Tigre


Uma enxurrada de lixo tomou conta da rede de contenção instalada pela Eloverde, em um dos pontos críticos do Rio Tigre. O volume de resíduos era tão grande, que a equipe teve dificuldades para retirar o material. Até mesmo um sofá foi encontrado no local. A ação ocorreu na manhã de terça-feira (23), durante o monitoramento periódico de redes.

Além de incontáveis objetos de plástico e borracha, muitos galhos ficaram presos à rede. No trecho, peças de roupas voltaram a se acumular às margens do rio, mesmo com freqüentes ações de limpeza.

Para a Eloverde, a situação observada no local é extremamente preocupante, já que com a proximidade das festas de fim de ano, o volume de lixo produzido tende a aumentar. “Há previsão de chuva para os próximos dias, por isso precisamos retirar o lixo rapidamente para que não transborde e siga o curso, agravando ainda mais a situação”, atenta a presidente da Eloverde, Quéli Giaretta.

O monitoramento de redes é uma das metas previstas pelo Projeto Rio Tigre, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.











quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Em desenhos, crianças retratam como gostariam de ver o Rio Tigre


Com água limpa, peixes, mata ciliar preservada, flores e até mesmo barquinhos.  É desta forma que dezenas de crianças gostariam de ver o Rio Tigre, em Erechim. Ao participar de uma atividade de sensibilização ambiental, promovida pela Eloverde e coordenada pelo intercambista e engenheiro biológico Daniel Felipe Bernal Glen, elas mal poderiam imaginar que através de desenhos, retratariam paisagens e atividades que faziam parte da vida dos primeiros moradores de bairros como Progresso e Cristo Rei.

Contudo, mesmo muito jovens, já compreendem que transpor os limites do papel não é tarefa simples. Na tarde do último sábado (13), ao serem indagadas sobre a atual situação do rio, palavras como “sujo”, “poluído” e até mesmo “morto”, foram repetidas inúmeras vezes. Alguns chegaram contar histórias que ouviram dos pais e avós, do tempo em que a vida ainda era pujante no Rio Tigre.

Para Daniel, que coordenou a atividade realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a perspectiva é animadora, considerando que foi o primeiro evento deste tipo na comunidade. “As crianças se divertiram enquanto aprenderam sobre seus espaços de vizinhança, especialmente o rio. Recebemos muita cooperação do diretor CEU, Jonas Santos, a quem agradeço por nos dar espaço”, diz.

Daniel também ressalta a importância de dar continuidade ao trabalho através de novos eventos que possam “chamar mais e mais pessoas”.  “E mais importante: continuar a transmitir a mensagem de que a melhor maneira de ajudar o meio ambiente é reforçando o sentimento de que os espaços que habitamos nos pertencem. O que é importante nestes processos é a consistência e acompanhamento. O objetivo, em última análise , é descobrir líderes que possam continuar a desenvolver esta tarefa na comunidade”, explica.

Segundo o engenheiro, as crianças ficaram entusiasmadas com a ideia de desenhar como gostariam que o Rio Tigre fosse. “Elas estavam abertas para falar conosco e nos contar suas histórias. Definitivamente foi muito divertido trabalhar com as crianças”, diz.


A atividade foi promovida através do Projeto Rio Tigre, patrocinado pela Petrobras, dentro do Programa Petrobras Socioambiental. Os desenhos foram colados em um grande cartaz que ficará exposto próximo à biblioteca do CEU. 












sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Intercambista promove atividade de sensibilização ambiental

O intercambista e engenheiro biológico Daniel Felipe Bernal Glen coordenará uma atividade de sensibilização ambiental no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Progresso, em Erechim. A ação ocorrerá na tarde deste sábado (13) é realizada através do Projeto Rio Tigre, que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Show de criatividade e competência


Professores apresentam resultados dos projetos de educação ambiental

Determinados a mostrar  o poder transformador de seus projetos de educação ambiental, dezenas de professores reuniram-se na quinta-feira (4), no Salão de Eventos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Munidos de cadernos, apostilas, fotografias e tantos outros recursos  para  suas ações, eles apresentaram as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o curso em Gestão e Educação Ambiental, oferecido pela Eloverde.  Para encerrar o evento, o professor doutor Leandro Belinaso Guimarães propôs a reflexão sobre a importância da narrativa nos trabalhos de educação ambiental, com a palestra “Práticas em educação ambiental multiplicadoras de histórias e de mundos”. A cantora Anna Julia também fez uma apresentação especial aos convidados.
Vindos de 25 municípios e representando 37 escolas, os projetos aplicados serão narrados em aproximadamente 18 artigos, que se transformarão em um livro, com publicação prevista para 2015.
De acordo com a professora Mariza Maria Razzia, da Escola Municipal Daniel Dipp, de Passo Fundo, o curso foi de extrema importância. “Para nós foi uma realização. Já tínhamos começado o projeto e não estávamos tão empolgadas. Mas participando do curso da Eloverde foi como uma injeção de ânimo e a partir daí começamos a trabalhar, a cada dia com mais idéias. Fomos conseguindo convencer a toda a comunidade escolar e hoje o resultado é visível. Mudou totalmente o ambiente da escola, atingindo o nosso objetivo de deixá-la mais bonita e com um ambiente mais saudável e sustentável”, explica. “Com certeza a educação ambiental tem poder transformador. Com esta prática, nem nós imaginávamos que ocorreria uma repercussão tão grande em toda a comunidade escolar”, completa.
Para a professora, a socialização dos projetos foi essencial. “Nos motivou a fazer mais”, afirmou. “Como disse minha colega, viemos para participar do curso, mas com a empolgação de aplicar nosso projeto e vir mostrar os resultados, além de ver os demais, foi maravilhoso”, garantiu.
O curso teve duração de 108 horas e foi ministrado pela especialista em Gestão Ambiental e tecnóloga em Gestão Ambiental Lidiane Bernardi, pela mestre em Educação, Bióloga e docente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Cherlei Márcia Coan e pela mestre em Economia e especialista em Educação Ambiental, Rosane Menna Barreto Peluso. A atividade é uma das metas do Projeto Rio Tigre, realizado pela Eloverde e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. 









quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Palestra com doutor em educação e show de Anna Julia encerram curso da Eloverde


Chegou a hora de conhecer os resultados dos projetos desenvolvidos por profissionais e estudantes que participaram dos cursos em Gestão e Educação Ambiental, oferecidos pela Eloverde ao longo de 2014. O evento ocorre nesta quinta-feira (4), a partir das 14h, no Salão de Eventos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Erechim. Para marcar a data, duas grandes presenças estão confirmadas: a cantora Anna Julia que fará uma apresentação especial e o doutor em Educação Leandro Belinasso Guimarães, referência em educação ambiental. Ele ministrará a palestra “Práticas em educação ambiental multiplicadoras de histórias e de mundos”, marcada para as 19h30. A entrada é gratuita.
Dezenas de projetos sustentáveis, que poderão ser multiplicados por escolas e empresas, serão apresentados. “O trabalho desenvolvido superou nossas expectativas pelo volume de projetos, qualidade dos mesmos e pela troca de experiências”, destaca a Eloverde. Os melhores trabalhos farão parte de um livro que será publicado em 2015.

A atividade integra as ações do Projeto Rio Tigre, realizado pela Eloverde e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Para participar das atividades, basta enviar e-mail para eloverde@gmail.com ou ligar para 3522-9659. Fique por dentro de tudo o que acontece no Projeto Rio Tigre, acessando o blog projetoriotigre.blogspot.com.br e o site projetoriotigre.org.br.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Rio Tigre recebe mais um grupo para ação de limpeza


A reação de quem chega ao Rio Tigre pela primeira vez é sempre muito semelhante. Ao se deparar com o volume de lixo e o forte odor, é quase impossível não ficar imóvel por alguns segundos, refletindo sobre a atual situação do recurso hídrico que chegou a abastecer o município de Erechim. No último domingo (30), não foi diferente. Depois ouvir atentamente as orientações da equipe técnica, o Clube de Desbravadores Gigantes de Betel, conseguiu remover cerca de 2,5 toneladas de resíduos de um dos pontos críticos.

 “Fiquei totalmente surpreso com o que vi. Ficamos muito preocupados, pois há urgência em conscientizar a população”, disse José Celso Machado. “Todos precisam contribuir na divulgação da situação que se encontram nossas águas. Em Erechim, ela vem de outros terminais para a barragem, mas a partir daqui essa água vai passar por diversos municípios, desaguando em outros rios. Vejo que teríamos que fazer um mutirão e reunir a cidade, pois em um grupo de vinte e poucas pessoas, mexemos em um cantinho e carregamos uma quantidade enorme de materiais. Não é um trabalho tão difícil de fazer, mas a conscientização deve começar em nossas casas, com a separação e destinação correta do lixo”, reforçou.

Renan Moranski também acredita que com o empenho de todos será mais fácil obter resultados efetivos. “Estamos tentando melhorar a situação. Acredito que se cada pessoa fizer a sua parte em casa e vier ajudar a limpar o lixo que pode ter sido jogado por ela mesma, estaremos fazendo uma boa ação para o meio ambiente”, apontou.

A atividade de educação ambiental com limpeza é uma das metas do Projeto Rio Tigre, que conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Até o momento, 20 ações deste tipo já foram realizadas. 











Eloverde distribui mais de 800 ecobags para clientes do Caitá

Uma mega-ação promovida pela Eloverde mobilizou funcionários e clientes do supermercado Caitá, em Erechim. Durante o mês de novembro a equipe técnica do Projeto Rio Tigre distribuiu mais de 800 ecobags a pessoas que passaram pelo estabelecimento. Além das sacolas ecológicas, os clientes receberam informações sobre o projeto. A equipe também enfatizou a importância de reduzir o consumo de embalagens nocivas ao meio ambiente.

O gerente do supermercado, Oswaldo Rossi, classificou a ação como muito positiva. Segundo ele, a participação tanto dos clientes como dos funcionários foi bastante expressiva. “Já vi diversas pessoas circulando pelo mercado com ecobags, depois da atividade”, observou.  Para ele, reduzir o consumo de sacolas plásticas é essencial, pois além de poluir o meio ambiente, também representam um custo para o estabelecimento.
Durante as ações, todos os funcionários do Caitá vestiram a camiseta do Projeto Rio Tigre. Segundo Rossi, o engajamento dos colaboradores foi perceptível. “Todos gostaram muito e certamente estaremos sempre à disposição para novas ações”, garantiu. 
Para o engenheiro ambiental Mateus Kurek Pagliosa, em primeira instância, a atividade tem uma significância simbólica. “A abordagem realizada pela equipe da Eloverde evidenciou os pontos positivos da utilização da ecobag ao invés de sacolas plásticas não só no momento das compras como para demais oportunidades de uso, tendo em vista que o material distribuído pode ser reutilizado - e até mesmo lavado se necessário - várias vezes”, explica.

Segundo ele, desta forma, tem-se como ideal que as informações sejam divulgadas naturalmente para mais pessoas, para além das que receberam a ecobag. “E este é o maior ganho com a atividade”, aponta. “Porém, sabe-se que é uma questão de mudança de um costume no cotidiano das pessoas. Ou seja, é necessário que ao menos todos os envolvidos na atividade, direta ou indiretamente - e nisso englobam-se equipe técnica, funcionários do mercado e pessoas com a posse da ecobag -, sigam utilizando o material constantemente. Só assim, então, teremos uma segunda instância onde seja notada uma redução constante no uso de sacolas plásticas, como destaca o objetivo principal da atividade”, pondera o engenheiro.

Conforme o químico industrial e vice-presidente da Eloverde, Heraldo Baialardi Ribeiro, as pessoas aos poucos começam a perceber que a questão do ambiente é de todos. “Cada um tem que fazer a sua parte. O processo de poluição que tomamos conhecimento no nosso dia a dia e que assola o planeta é o resultado de milhares de ações em todos os recantos do mundo. As pessoas querem viver num mundo mais limpo e acreditam que para se conseguir isso deve ser feito pelos outros, não por elas. Melhorar a nossa qualidade de vida e do planeta depende da ação mínima de cada um. Cada um vai contribuir para o todo. Mas temos que começar a agir agora. Não vamos deixar as coisas acontecerem e fugir do nosso controle” ,reforça.

Para ele, a presença de sacos, embalagens e outros resíduos sólidos e líquidos na natureza é uma ponta de um iceberg. “Tudo o que jogamos na natureza de uma forma ou de outra volta para nós”, diz. “Temos que nos lembrar que as fontes de água, oxigênio e até de alimentos no nosso planeta não são inesgotáveis. Poderemos, num futuro próximo, continuar tendo acesso a grandes quantidades de água, de ar e de alimentos. Porém, estes bens tão preciosos para a nossa sobrevivência, terão uma péssima qualidade. Estarão envenenados podendo causar inúmeros tipos de doenças, intoxicações e envenenamentos e levar o ser humano à morte. O tratamento e cuidados com água, a não poluição do ar e a produção de alimentos sem venenos são ações muito dispendiosas, são encarados como custos, não como investimentos”, argumenta.


De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, entre 500 bilhões e um trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No Brasil estima-se que sejam distribuídas 1,5 milhão de sacolinhas, por hora.
A ação de entrega de ecobags faz parte do Projeto Rio Tigre, realizado pela Eloverde e patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. Para participar das atividades, basta enviar um e-mail para eloverde@gmail.com ou ligar para 3522-9659.
Fique por dentro de tudo o que acontece no Projeto Rio Tigre, acessando o blog projetoriotigre.blogspot.com.br e o site projetoriotigre.org.br.