sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Eloverde promove palestra com Leandro Belinaso Guimarães

Uma grande palestra com o Doutor em Educação Leandro Belinaso Guimarães, vai encerrar as atividades do Curso em Gestão e Educação Ambiental, oferecido pelo Projeto Rio Tigre, em 2014. Leandro abordará o tema “Práticas em educação ambiental multiplicadoras de histórias e de mundos”.  O evento ocorre no dia 4 de dezembro, às 19h30, no Salão de Eventos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. A entrada é gratuita e faz parte do Projeto Rio Tigre, que conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.Mais informações: eloverde@gmail.com ou 3522-9659.


Saiba mais sobre o palestrante
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Centro das Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa "Educação e Comunicação". Orienta pesquisas de mestrado e de doutorado que articulam educação e estudos culturais, a partir de perspectivas pós-estruturalistas. Atua na formação de professores/as e na educação ambiental, trabalhando com questões relativas à imagem, ao cotidiano, à narrativa, à arte.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Desbravadores da Araucária dedicam manhã de domingo ao Projeto Rio Tigre


A ensolarada manhã de domingo (23) foi de educação ambiental para o Clube de Desbravadores Araucária, de Erechim. Junto com a equipe da Eloverde e voluntários, eles participaram de uma atividade de limpeza no Rio Tigre. O ponto de encontro foi a Escola Adventista de Erechim. No local, ouviram as primeiras orientações.
Minutos depois, já no ponto crítico número quatro, o grupo recebeu equipamentos de proteção individual e participou de uma breve palestra sobre recursos hídricos, resíduos sólidos e dicas de como fazer o descarte correto do lixo e economizar água.

Durante a limpeza, os participantes foram distribuídos em três equipes para otimizar o trabalho. Para o construtor Geraldo Mizevski, ver a atual situação do rio foi desolador, mas ao mesmo tempo, a vontade de garantir aos filhos um ambiente melhor, o motivou a participar da ação. 

“Gosto muito de pescar, mas aqui podemos ver a situação deste rio. Se não tomarmos providências, daqui um tempo não teremos nem peixes e nem outros animais [em outros rios também]. Quero para os meus filhos um ambiente limpo e bonito, então o meu apelo é para que as pessoas cuidem e descartem os materiais em locais corretos para evitar este tipo de problema”, disse.

Para a auxiliar de produção Suzana Carvalho Webber, a ação foi muito importante. “Estou achando maravilhoso este trabalho que a Eloverde faz. Agora temos a oportunidade de participar e contribuir com a conscientização destas crianças do Clube de Desbravadores da Araucária, para que eles também aprendam que cuidar da natureza e começar isso em casa é muito importante. Além disso, vir ao rio, colocar a mão na massa e trabalhar é muito bom”, destacou.
A atividade foi proposta pelo Projeto Rio Tigre, que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Na atividade, aproximadamente 1.750 quilos de resíduos foram retirados do Rio Tigre. Para o diretor do Clube de Desbravadores da Araucária, Rodrigo Soares Rodrigues, o Projeto desenvolvido pela Eloverde tem mostrado à comunidade a importância da água, da natureza e de manter os rios limpos. “Gostaria de pedir para que outras pessoas também tivessem disponibilidade de vir conosco fazer parte deste Projeto e limpar o nosso rio”, destacou.

Emanuel Machado Brezolin, diretor associado ao Clube Araucária, afirmou que o Projeto contribuiu com seu desenvolvimento pessoal. “Só havia visto a situação pela internet através de fotos ou vídeos, mas conhecendo pessoalmente é horrorizante a situação, por isso cada um precisa se conscientizar e começar em casa, pela separação correta do lixo”, reforçou.

Acesse também: www.projetoriotigre.org.br e confira todas as fotos desta atividade!!! 





terça-feira, 18 de novembro de 2014

Projeto leva estudantes do Colégio Sidney Guerra ao Rio Tigre


 
Nenhum dos estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Doutor Sidney Guerra, de Erechim, poderia imaginar que se depararia com tanta sujeira no ponto crítico número quatro do Rio Tigre. No dia 10 de novembro, eles participaram de uma ação de educação ambiental com limpeza, promovida pela Eloverde, através do Projeto Rio Tigre, que conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Focado em bons resultados, o grupo de 21 estudantes conseguiu retirar cerca de 1,5 mil quilos de resíduos prejudiciais ao rio. 






Eloverde distribui ecobags em supermercado

Ação visa reduzir o uso de sacolas plásticas e conscientizar a população sobre a reutilização na hora das compras

Fonte:Najaska Martins
najaska@jornalbomdia.com.br
Texto publicado no Jornal Bom Dia, de 8 de novembro de 2014


Uma ação em prol do meio ambiente chamou a atenção de clientes de um supermercado do centro de Erechim, na tarde da última sexta-feira (7). Integrantes do Instituto Eloverde distribuíram ecobags - sacolas ecológicas - para grande parte dos consumidores que faziam compras no local. Para fortalecer a atividade, os funcionários de todos os setores do estabelecimento utilizaram camisetas do Projeto Rio Tigre, também promovido pelo instituto.
De acordo com a presidente da Eloverde, Queli Giaretta, foram distribuídas 200 sacolas de tecido, sendo que a ação terá outras etapas de distribuição. "Ao todo fizemos mil unidades para entregar gratuitamente nos supermercados a fim de promover a conscientização sobre a importância de cada um trazer sua sacola de casa na hora de fazer compras. A ação se repetirá nas próximas sextas-feiras", pontua. 
Segundo ela, desta forma há uma redução no número de sacolas plásticas utilizadas pelos clientes e, consequentemente, uma contribuição para o meio ambiente. "Sabemos que hoje as sacolinhas plásticas significam um grande impacto ambiental, já que demoram muitos anos para se decompor na natureza. Esta ação quer implantar um novo hábito nas pessoas, para que elas possam também fazer a sua parte", destaca.
A dona de casa Rita de Cassia do Carmo Zanella, que fazia compras no momento da ação, recebeu uma ecobag e utilizou para guardar frutas e legumes. "Achei muito interessante isto, pois às vezes a gente nem se dá conta de que pode fazer algo para ajudar. Sempre tenho várias sacolinhas plásticas em casa e muitas vezes não sei nem onde colocá-las", disse. "Na próxima vez que vier fazer compras vou trazer junto a que ganhei hoje", completa.
O gerente do supermercado, Oswaldo Rossi, definiu a ação da Eloverde como "o primeiro passo de uma campanha que tem tudo para dar certo". Segundo ele, a distribuição das sacolas deve, aos poucos, ir conscientizando a população sobre a importância de contribuir com a natureza. "Espero ver muitas ecobags de novo por aqui, pois acredito que as pessoas lembrarão de trazê-las para as próximas compras. No futuro, esse hábito vai estar mais costumeiro na rotina das pessoas. Hoje damos um primeiro passo", pontua.

As sacolas plásticas e o meio ambiente


De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os sacos e sacolas plásticas são produzidos a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos naturais não renováveis. O impacto das sacolinhas começa aí: como consumimos sacolas plásticas aos bilhões em todo o mundo, e sendo elas descartáveis, a pressão por esses recursos naturais só aumenta.
Depois de extraído, o petróleo passa pelo refino, que consome água e energia e ainda emite gases de efeito estufa e efluentes. Enquanto isso, elas ajudam a deixar mais sujas as cidades, florestas e oceanos, sendo depósito para água das chuvas e berçário para mosquitos, entupindo bueiros e causando a morte de animais. A sacola plástica não é a vilã do meio ambiente, mas seu consumo excessivo é um grande problema ambiental.







terça-feira, 4 de novembro de 2014

Rotaract e LEO Clube participam de atividade do Projeto Rio Tigre


A manhã de domingo (2) não foi de descanso para um grupo de jovens de Erechim. Determinados a contribuir com o processo de recuperação do Rio Tigre, integrantes do Rotaract e LEO Club participaram de uma ação de educação ambiental com limpeza, no ponto crítico número dois, localizado próximo ao bairro que leva o nome do rio.

Após ouvirem atentamente as informações e orientações repassadas pela equipe técnica do Projeto, eles deram início ao trabalho de limpeza. Divididos em três grupos, os jovens concentraram a atenção na retirada de materiais nocivos ao rio, como pneus, garrafas plásticas, embalagens de alimentos, brinquedos, entre outros objetos. Até mesmo uma máquina de lavar roupas e um sofá foram retirados de dentro do Rio Tigre.

Gabriel Bobadilla, de 16 anos, aprovou a atividade. “Eu não conhecia o Rio Tigre. Além de estar muito sujo, tem um cheiro ruim, percebemos o quanto degradado ele está. Por isso acho importante o que estamos fazendo, pois precisamos contribuir com o meio ambiente”, destacou.

Intercambista vinda da Alemanha, Almud Bansberg de 18 anos, está no Brasil há três meses. “Agora estou colaborando com Projeto Rio Tigre, o que acho muito legal, pois o rio é muito bonito e tem uma paisagem linda, é uma pena que tenha tanto lixo. Poder ajudar a melhorar a situação é muito bom”, falou.

Para Franciele Demoliner, de 21 anos, a sensação que se tem ao chegar ao Rio Tigre é de descaso. “Encontramos muitas roupas, muitos materiais de ferro, peças de carro e bicicletas. Então acabamos ficando indignados, de certa forma, pois há tantas pessoas precisando de roupas e outros materiais que encontramos aqui. Nos deparamos com uma situação que não imaginávamos, já tínhamos visto por fotos, mas só vindo até aqui e participando para saber como é o trabalho das pessoas que estão à frente do Projeto”, destacou.

Pâmela Flores, 27 anos, disse que ficou surpresa ao se deparar com tantos resíduos. “Não imaginávamos que encontraríamos tantas coisas. Acredito que em todos os pontos da cidade a coleta passa, tanto para o lixo seco como para o orgânico e estas pessoas que jogam os materiais no rio ainda não tomaram consciência de que se deve dar a destinação correta aos materiais”, finaliza.

Aproximadamente 3,6 mil quilos de lixo foram removidos do rio, durante a atividade. O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde e conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.