sábado, 30 de agosto de 2014

Curso para professores chega ao segundo dia

No segundo sábado de Curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pela Eloverde, através do Projeto Rio Tigre, um grande grupo reuniu-se na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Erechim. 

Hoje, eles receberão subsídios para o desenvolvimento de seus projetos sustentáveis. As melhores práticas farão parte de um livro. O curso é uma das metas do Projeto Rio Tigre, que tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.




Estudantes do Barão participam de ação no Rio Tigre

Os jovens estudantes do Ensino Fundamental do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, de Erechim, participaram na manhã de quinta-feira (28), de uma atividade de educação ambiental com limpeza do Rio Tigre. Trinta e cinco participantes do quinto, sexto e oitavo anos tiveram a oportunidade de conhecer o recurso hídrico e aprender mais sobre suas características.  
Antes da ação eles participaram de uma palestra e receberam informações sobre segurança e a importância do uso dos equipamentos de proteção individual que receberam.
A atividade foi promovida a pela Eloverde, realizadora do Projeto Rio Tigre, que tem patrocínio da Petrobras, através do Projeto Petrobras Socioambiental.




























quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Grupo da Aurora apresenta atividade desenvolvida no Projeto Rio Tigre

O Projeto Rio Tigre foi tema de uma atividade realizada por funcionários da empresa Aurora Alimentos, em Erechim. Após participar de uma ação de educação ambiental com limpeza, eles apresentaram aos colegas suas percepções sobre a atividade e a realidade do rio.

Durante o evento, realizado noite de terça-feira (26), eles utilizaram fotos, dados e relatos para dimensionar ao grupo a importância do trabalho realizado no rio.






sábado, 23 de agosto de 2014

Começa o Curso em Gestão e Educação Ambiental


Educadores do Alto Uruguai Gaúcho estão reunidos no auditório do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, para mais um Curso em Gestão e Educação Ambiental. A atividade é promovida pela Eloverde, através do Projeto Rio Tigre.

Em dois sábados (23 e 30), a quinta turma do curso receberá informações e orientações para o desenvolvimento de projetos sustentáveis em suas escolas, empresas ou instituições. Com duração de 108 horas, o curso é ministrado pela Especialista em Gestão Ambiental e Tecnóloga em Gestão Ambiental Lidiane Bernardi, pela Mestre em Educação, Bióloga e docente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Cherlei Márcia Coan e pela Mestre em Economia e Especialista em Educação Ambiental, Rosane Menna Barreto Peluso. Ao final do projeto, os artigos produzidos serão publicados no livro “Projetos de Educação Ambiental nas escolas: temáticas locais, aprendizagens coletivas”.




Colégio São José mobilizado na recuperação do Rio Tigre

Estudantes do ensino médio do Colégio São José, de Erechim, participaram de atividade de educação ambiental com limpeza do Rio Tigre, na tarde da última quinta-feira (21).

O empenho do grupo, formado por 23 alunos, garantiu a retirada de dois mil quilos de lixo do ponto três do rio. Antes de participar da ação, eles receberam orientações de segurança e equipamentos de proteção individual. O grupo também pode conhecer mais sobre os recursos hídricos do município.







“Para mim é muito gratificante estar aqui fazendo este trabalho, porque afinal somos tão jovens e estamos vendo as formas de vida tão danificadas pela ação dos nossos antepassados e até mesmo pela nossa ação inconsciente. Então eu acredito que fazer a nossa parte é o que me deixa muito feliz, me deixa completa, pelo fato de dependermos dos recursos hídricos, pelo fato dos animais dependerem disso e o futuro também precisar desta nossa ação para que talvez os meus filhos possam ver o rio correndo ainda”, disse a estudante Camila Farina, de 16 anos.

Para Laura, também de 16 anos, que assim como Camila, já participou de outras atividades do Projeto Rio Tigre, a ação realizada na quinta-feira foi muito importante. “Nessa ocasião, principalmente, fiquei indignada, pois gostaria de entender porque as pessoas ainda não se conscientizaram que o lugar do lixo não é nos rios, mas sim nas lixeiras. A situação é realmente muito precária”, lamentou a estudante.
Bruno Coraza, de 15 anos, também já tinha participado de outras atividades do Projeto, para ele, esta é uma oportunidade de ver a realidade dos rios de Erechim. “Cada um consegue fazer a sua parte e isso nos torna a cada dia pessoas melhores”, enfatizou.



Confira algumas fotos da atividade:








domingo, 10 de agosto de 2014

CFC Erechim reúne grupo de voluntários para atividade no Rio Tigre


É difícil imaginar que alguma forma de vida ainda resista em meio a tanta sujeira. Mas nas margens do Rio Tigre, plantas começam a brotar sobre peças de roupas, tapetes e cobertores. A imagem chamou a atenção do grupo de voluntários organizado pelo CFC Erechim e Eloverde.  Na atividade, realizada na tarde de sábado (9), aproximadamente dois mil quilos de resíduos foram removidos do ponto três – um dos mais críticos do rio.O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde e tem patrocínio da Petrobras - através do Programa Petrobras Socioambiental.

Confira fotos da atividade: 
























sábado, 2 de agosto de 2014

Aurora e Eloverde retiram cinco toneladas de lixo do Rio Tigre





Uma manhã que superou as expectativas. Assim foi a atividade de educação ambiental com limpeza do Rio Tigre, promovida pelo Projeto Rio Tigre neste 2 de agosto. Cerca de cinco toneladas de lixo foram retiradas graças ao empenho de funcionários da empresa Aurora que uniram-se à equipe da Eloverde.

O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.


Confira abaixo algumas fotos da ação.