quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sábado é dia de limpeza no Rio Tigre

Mais um sábado de atividades no Rio Tigre, em Erechim, se aproxima. Neste 2 de agosto, às 8 horas, a Eloverde contará com o voluntariado dos funcionários da Aurora para a ação de educação ambiental com limpeza. O ponto de encontro será em frente à Aurora, na Rua Itália 1526, no bairro Três Vendas.


A expectativa é de grandes resultados, tanto na coleta de resíduos quanto na mudança de percepção com relação à destinação do material. Antes da limpeza, os participantes receberão informações sobre o rio e equipamentos de proteção individual. 

Durante as atividades, a equipe técnica do Projeto Rio Tigre também aproveita para monitorar as redes instaladas em pontos críticos. Apenas no último monitoramento, mais de 450 quilos de lixo ficaram retidos em duas barreiras. 

O Projeto Rio Tigre é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Barreiras de contenção de lixo recebem melhorias

O aprimoramento das barreiras de contenção do lixo instaladas no Rio Tigre, em Erechim, está trazendo resultados. O último monitoramento, ocorrido na sexta-feira (18), atestou a eficiência de grades que passaram a ser utilizadas. Em sete dias, uma quantidade expressiva de resíduos ficou presa na contenção. As redes, que com a última enxurrada haviam sido danificadas foram substituídas pelo material mais resistente em outros dois pontos, que deverão ser monitorados nesta semana.

O trabalho de instalação, monitoramento e limpeza dos pontos críticos é uma das metas do Projeto Rio Tigre, realizado pela Eloverde e patrocinado pela Petrobras. Semanalmente, a equipe técnica do Projeto Rio Tigre visita estes pontos e avalia a eficiência das barreiras. Desde o início do Projeto, que faz parte do Programa Petrobras Socioambiental, elas já passaram por diversas melhorias, fruto de estudos e sugestões dos técnicos e voluntários que participam das atividades de limpeza realizadas no Rio Tigre. Ao todo, serão quatro contenções instaladas ao longo do rio.





segunda-feira, 14 de julho de 2014

Senac e Eloverde retiram 2,5 toneladas de lixo do Rio Tigre

Voluntários reuniram-se na manhã do último sábado


Mais um importante trabalho de educação ambiental com limpeza foi realizado no Rio Tigre na manhã do último sábado (12), em Erechim. O grupo de 25 pessoas, formado por voluntários do Senac uniu-se a equipe da Eloverde para a retirada de 2,5 toneladas de lixo.

Antes de partir para a limpeza, os voluntários receberam equipamentos de proteção individual, informações sobre o projeto e orientações de como realizar a atividade com segurança.

A limpeza concentrou-se em um dos pontos críticos do rio, localizado próximo no ponto 3 onde foi instalada uma tela para reforço na contenção dos resíduos.











quinta-feira, 10 de julho de 2014

Inscrições abertas para o curso em Gestão e Educação Ambiental

Esta será a quinta turma da atividade que vai qualificar 150 profissionais

Estão abertas as inscrições para a quinta turma do Curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pelo Projeto Rio Tigre. Realizado pela Eloverde, de Erechim, o Curso já qualificou 120 profissionais e pretende superar esta marca no mês de agosto. A atividade ocorrerá nos dias 23 e 30, em dois sábados.

As palestras e práticas ocorrerão na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) no auditório localizado no Seminário Nossa Senhora de Fátima, ao lado da igreja.

O Curso é ministrado pela Especialista em Gestão Ambiental e Tecnóloga em Gestão Ambiental Lidiane Bernardi, pela Mestre em Educação, Bióloga e docente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Cherlei Márcia Coan e pela Mestre em Economia e Especialista em Educação Ambiental, Rosane Menna Barreto Peluso. Ao final do projeto, os artigos produzidos serão publicados no livro “Projetos de Educação Ambiental nas escolas: temáticas locais, aprendizagens coletivas”.

sábado, 5 de julho de 2014

Educação ambiental ganha força com projetos de sustentabilidade

Participantes de curso promovido pelo Projeto Rio Tigre reuniram-se no último sábado

De maratonas fotográficas a ensina-mentos sobre plantas medicinais. Uma variada e surpreendente mostra de projetos ocorreu na manhã de sábado (5), no Colégio Estadual Professor Mantovani, em Erechim. O evento, realizado pela Eloverde, faz parte de uma das etapas do Curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pelo Projeto Rio Tigre. No encontro, partici-pantes apresentaram, discutiram e avaliaram o andamento de 24 projetos que estão sendo aplicados em escolas da região.

Os números do curso indicam que a semente da educação ambiental está sendo plantada em 31 escolas da região. Os 120 participantes são de 15 áreas de formação e além disso, sete acadêmicos também integram o grupo.

Para a professora Ana Paula, da Escola Severino Dallzotto, o curso tem sido de grande importância. “Gostamos muito, pois aprendemos bastante, conseguimos levar idéias para as escolas, sensibilizar alunos quanto aos problemas do lixo e outros”, explica. “O que mais me chamou a atenção na Eloverde foi a organização do grupo e as ideias que conseguem nos passar, através de dinâmicas. São coisas que aproveitamos em sala de aula”, fala.

Conforme Ana Paula, a expectativa agora é sensibilizar os alunos, de forma que eles tenham atitudes mais corretas com relação ao lixo e ao meio ambiente. “Como os alunos estão retirando o lixo no entorno da escola, eles já pensam em não jogar novamente no chão”, destaca.

Juntamente com um grupo de colegas, a educadora está desenvolvendo um projeto que prevê o plantio de mudas nativas. Em paralelo a isso, há também a limpeza do entorno da escola. Em agosto, nos dias 23 e 30, a quinta turma do Curso em Gestão e Educação Ambiental iniciará as atividades. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Eloverde, pelo telefone 35229659 ou pelo e-mail eloverde@gmail.com.










quinta-feira, 3 de julho de 2014

Curso em Gestão e Educação Ambiental reúne participantes neste sábado

O sábado (5) será de estudo para o grupo de docentes que participam do Curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pela Eloverde, dentro do Projeto Rio Tigre. O evento ocorrerá na Escola Estadual Professor Mantovani, em Erechim e terá início às 8h30.

Durante o encontro, será feito um momento de planejamento e qualificação dos projetos iniciados durante o curso de formação, realizado entre os meses de março e maio, reunindo 120 pessoas. Trinta e uma escolas, de 11 municípios, estão representadas por educadores, sendo que destas, oito estão localizadas na área crítica do Projeto Rio Tigre.

O resultado parcial do curso aponta que 24 projetos de educação ambiental foram enviados pelas escolas e passaram pela análise do comitê de leitura. No sábado, os participantes serão divididos em dois grupos para avaliação das etapas percorridas. Os temas englobam desde atividades lúdicas até o plantio de mudas nativas e trilhas ecológicas.

Ao final do encontro, os participantes serão orientados para a elaboração de artigos.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Alunos do Medianeira participam de oficina do Projeto Rio Tigre

O final de junho foi de oficina promovida pelo Projeto Rio Tigre no Colégio Marista Medianeira, em Erechim. Trinta e cinco estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, conheceram mais sobre os recursos hídricos do município e também aprenderam a forma correta de destinar os resíduos sólidos.

Assim como em outras escolas, também ocorreram jogos e sorteios de brindes.

O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e tem o patrocínio da Petrobras.








Eloverde apresenta peça para crianças da EMEI Irmã Consolata

Nada melhor que uma peça de teatro para atrair a atenção da criançada. Na última semana, a equipe técnica do Projeto Rio Tigre fez mais uma apresentação de “Revita, a Gotinha Feliz”. Desta vez, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata, de Erechim, foram os espectadores.

No palco improvisado, três personagens narram a história de Revita, a gotinha que tenta salvar o Rio Tigre. Cerca de 240 alunos participaram do evento.

Para a diretora Manoela Basegio Rigo, o trabalho desenvolvido pela Eloverde dentro das escolas é muito importante e deve mobilizar a todos. “O teatro foi muito legal, percebemos que as crianças gostaram”, destacou.

Esta não é a primeira vez que a Eloverde desenvolve uma atividade na Escola de Educação Infantil, localizada no bairro Cerâmica. No dia 17 de abril, o Projeto Rio Tigre foi tema de palestra na sala de professores e no dia 25 ocorreu uma reunião com os pais. O objetivo é mobilizar um grupo de professores e pais para uma atividade de campo, no Rio Tigre. A iniciativa de convidar a equipe técnica foi da professora Mariângela Varotto, que participa do Curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pela Eloverde, dentro do Projeto Rio Tigre.

“Revita, a Gotinha Feliz” é uma produção da equipe técnica do Projeto Rio Tigre, patrocinado pela Petrobras.