segunda-feira, 30 de junho de 2014

Oficinas reúnem cerca de 800 alunos do Colégio Mantovani

Cerca de 800 alunos do Colégio Professor Mantovani, de Erechim, participaram de nove oficinas realizadas pelo Projeto Rio Tigre. O evento ocorreu no salão de atos, nos dias 16, 17, 18, 23 e 24 de junho e reuniu estudantes do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, da escola que é uma das maiores de Erechim.

Com as temáticas “Recursos Hídricos” e “Resíduos Sólidos”, as oficinas contaram com dinâmicas interativas, vídeos e sorteios de brindes.





Na oficina de Recursos Hídricos são abordados pontos essenciais como a gestão das águas, área de mananciais de Erechim e uso racional dos recursos. Os números apresentados pela equipe chamam a atenção dos estudantes. Para se ter uma ideia, o consumo de água per capita no município é de 237 litros por habitante diariamente. O volume é superior à média brasileira que é de 200 litros/ habitante/dia.


Já na oficina de Resíduos Sólidos, entra na discussão a gestão municipal referente aos resíduos domésticos, dicas de como separar materiais e a problemática do Rio Tigre. As responsabilidades do poder público também estiveram pautadas no evento. Durante a palestra, a equipe constrói uma linha do tempo com pontos relevantes relacionados à Gestão do Lixo em Erechim. Nesta oficina, o baixo percentual de lixo encaminhado para a reciclagem preocupa os estudantes e atenta novamente para a mudança de postura relacionada à destinação correta dos resíduos e principalmente a redução na geração dos mesmos.

A resposta dos estudantes foi motivadora, com troca de informações e intensa participação de professores.

O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde e faz parte do Programa Petrobras Socioambiental. O patrocínio é da Petrobras o Projeto Rio Tigre já realizou 12 oficinas.
 






terça-feira, 24 de junho de 2014

Projeto Rio Tigre ganha jingle com Chiquito e Bordoneio

Já está rodando em emissoras de rádio de Erechim o jingle produzido pelo Grupo Chiquito e Bordoneio para o Projeto Rio Tigre. Em 30 segundos, a música em ritmo tradicionalista atenta para as questões ambientais relacionadas ao rio e faz um apelo pela preservação e recuperação do recurso hídrico.

Acesse: http://projetoriotigre.org.br/podcasts


“Para nós é uma satisfação. Quando você participa de um projeto destes, o principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservarmos nossos rios. Afinal, se continuarmos jogando lixo neles, será o futuro das nossas gerações que pagará por isso”, destaca Alexandre Correa.

Para os fãs do Chiquito e Bordoneio e voluntários do Projeto Rio Tigre, o grupo deixa um recado: “Devemos preservar os rios, a água e a natureza. Assim nós teremos um mundo sustentável e vivo, de forma que nossas futuras gerações desfrutem ainda mais do que estamos fazendo hoje”.

O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde e faz parte do Programa Petrobras Socioambiental. 

Nova data para o Seminário de Projetos de Educação Ambiental - Curso de Formação de Professores.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Curso em Gestão e Educação Ambiental terá nova turma




Um novo curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pela Eloverde, através do Projeto Rio Tigre, iniciará as atividades em agosto. Em dois sábados (23 e 30), educadores e demais profissionais e estudantes interessados no tema, poderão dar início ao desenvolvimento de projetos sustentáveis em escolas e empresas.

Entre março e maio, quatro turmas participaram do curso e neste momento eles se aprofundam em seus projetos e preparam-se para a aplicação.

As atividades ocorrerão na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Erechim. Interessados em participar devem entrar em contato com a Eloverde pelo telefone 3522-9659 ou no e-mail eloverde@gmail.com.

O curso será ministrado pela Mestre em Educação, Bióloga e docente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Cherlei Márcia Coan, pela Especialista em Gestão Ambiental e Tecnóloga em Gestão Ambiental Lidiane Bernardi e pela Mestre em Economia e Especialista em Educação Ambiental, Rosane Menna Barreto Peluso. A carga horária é de 108 horas.

O Projeto Rio Tigre faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e é patrocinado pela Petrobras.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

“Revita, a gotinha feliz” é apresentada para alunos do Imlau


Cento e cinquenta estudantes da Escola Estadual Professor João Germano Imlau, de Erechim, tiveram a oportunidade de assistir a peça “Revita, a gotinha feliz”. O espetáculo é apresentado pela equipe técnica do Projeto Rio Tigre, realizado pela Eloverde. Após a apresentação houve sorteio de brindes e presentes.

A ideia de convidar a Eloverde para a atividade partiu de um grupo de professores da escola Estadual, junto com a coordenação. Segundo a professora do 3º ano do Ensino Fundamental, Camila Zin, a apresentação foi muito interessante e conseguiu chamar a atenção dos estudantes para temáticas que já estavam sendo abordadas em sala de aula.

“A equipe interagiu com os alunos e fez dinâmicas bem diferentes com as crianças. A atividade contribui de forma individual. Cada estudante recebeu as informações e vai assimilar de sua maneira”, explica.

Esta já é a 4ª peça apresentada pela equipe técnica do Projeto Rio Tigre, em escolas da região. Além do espetáculo, oficinas, palestras e cursos também são desenvolvidos nas redes publicas e privadas de ensino.

O Projeto Rio Tigre faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e é patrocinado pela Petrobras.

Chat reúne participantes de Curso do Projeto Rio Tigre

Um chat no final da tarde de quarta-feira (18), às 18h, reuniu participantes do Curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pelo Projeto Rio Tigre, de Erechim. O objetivo do encontro virtual foi discutir pontos dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos profissionais, sanar dúvidas e aprimorar trabalhos. Ao todo, são 120 pessoas envolvidas em 23 projetos. Além do chat, no dia 28 deste mês, um encontro de aperfeiçoamento será realizado.

Quatro turmas participaram da primeira etapa do curso entre os meses de março, abril e maio. Eles puderam assistir a palestras de especialistas e participar de atividades práticas. Agora, os projetos começam a ser desenvolvidos. Com as mais variadas temáticas, os projetos devem oferecer soluções sustentáveis e alinhadas com boas práticas ambientais. Ao final do curso, um livro com artigos produzidos a partir dos projetos será publicado.

O Projeto Rio Tigre faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e é patrocinado pela Petrobras.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Projeto Rio Tigre realiza dia de atividades em Sertão

Atividades desenvolvidas pela equipe técnica do Projeto Rio Tigre marcaram a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente no município de Sertão. A convite da tecnóloga em Gestão Ambiental e assessora de Licenciamento Ambiental Juliana F. Loss, a Eloverde apresentou a peça “Revita, a gotinha feliz” e realizou duas oficinas sobre resíduos sólidos e recursos hídricos. Cerca de 450 alunos participaram das ações do dia 5 de junho.

Juliana conta que conheceu a Eloverde durante um curso de formação para professores, no ano de 2012. E, desde então, seguiu acompanhando todas as ações desenvolvidas. “Achei que seria de grande valia convidar a Eloverde para transmitir informações para nossos alunos de Sertão, com certeza foi muito gratificante”, destacou. De acordo com ela, o retorno dos alunos foi bastante positivo. “Eles disseram que gostaram da oficina e do teatro, além de que foi muito bom para o conhecimento de cada um”, falou.

As atividades foram desenvolvidas no Centro Cultural de Sertão. Tanto no teatro quanto nas oficinas, professores puderam interagir, se divertir e conhecer mais sobre aspectos relacionados ao meio ambiente.

O Projeto Rio Tigre faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e é patrocinado pela Petrobras.








segunda-feira, 16 de junho de 2014

Projeto Rio Tigre ganha hashtag

#ProjetoRioTigreEuParticipo

Essa é a hashtag que internautas engajados com o Projeto Rio Tigre já podem utilizar no Facebook. A palavra chave foi criada pela equipe técnica do Projeto, para se aproximar ainda mais de voluntários e interessados em participar das atividades. Clicando na palavra, você pode encontrar informações e fotos publicadas pelo Projeto e demais internautas.

No site www.projetoriotigre.org.br também é possível fazer o download de fotos de atividades desenvolvidas pela Eloverde, dentro do Projeto Rio Tigre. Com um selo especial, as fotos também podem ser compartilhadas nas redes sociais.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto Rio Tigre é apresentado no Colégio São José

Alunos, professores e coordenadores do Ensino Médio do Colégio São José, de Erechim, receberam no dia 26 de maio, integrantes da equipe técnica do Projeto Rio Tigre. O encontro ocorreu no salão de atos. A Eloverde, realizadora do projeto, apresentou o trabalho de educação ambiental e recuperação do recurso hídrico do município. Impactos socioambientais que o depósito de resíduos tem causado, também foram relatados aos participantes.

“As imagens e os dados apresentados a respeito da quantidade de lixo que os rios da cidade estão abrigando foram bastante chocantes e ao mesmo tempo motivadores, pois despertaram a nossa missão como jovens de exercer o cuidado com o meio ambiente e também de reverter a situação de poluição que enfrentamos”, destaca a participante Camila Farina.

“A quantidade de dejetos na água está comprometendo não só a vida no rio, mas também a espécie humana e é por isso que ações como a desse projeto devem gerar atenção e serem continuadas e apoiadas por instituições e representantes públicos”, completa.

Segundo ela, os estudantes já se mostraram ansiosos para colaborar. O próximo passo, será a limpeza efetiva do Rio Tigre. A data ainda será marcada e envolverá o ensino médio do colégio. “Existe uma grande lição de cidadania nos esperando para esse dia”, ressalta Camila.

domingo, 1 de junho de 2014

Teatro motiva estudantes

A tarde de quarta-feira, 28 de maio, foi de teatro na Escola Estadual Santo Agostinho, de Erechim. A peça Revita Gotinha Feliz, foi apresentada para estudantes do pré ao quarto ano do Ensino Fundamental, pela equipe técnica do Projeto Rio Tigre, realizado pela Eloverde.

Na atividade, os problemas ambientais ocasionados pela ação humana foram relatados de forma lúdica aos pequenos participantes. “Os estudantes adoraram o teatro e o grupo conseguiu fazer com que elas entendessem o processo e participassem”, explica a diretora, Soleni Janesko.

Segundo ela, o meio ambiente é um tema transversal que deve ser trabalhado durante todo o ano. “É um trabalho diário com as crianças”, destaca. “Os professores realizam atividades com as crianças desde o pré. Mas acredito que o maior desafio esteja em casa, pois na escola eles aprendem a separar o lixo, não desperdiçar água e energia elétrica, entre outras ações. Contudo, eles mesmos relatam que em casa alguns pais não costumam ter estas atitudes”, aponta.

O Projeto Rio Tigre faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e é patrocinado pela Petrobras.